SATORU IWATA, PRESIDENTE DA NINTENDO, MORRE AOS 55 ANOS

Satoru Iwata, o presidente da Nintendo, morreu no sábado (11) aos 55 anos, divulgou a empresa em comunicado divulgado neste domingo (12) -- manhã de segunda-feira (13) no Japão. Segundo a companhia japonesa, Iwata foi vítima de um crescimento nos dutos biliares, ou colangiocarcinoma, um tipo raro de câncer.
"A Nintendo Co., Ltd. lamenta profundamente anunciar que o presidente Satoru Iwata morreu em 11 de julho devido a um crescimento nos dutos biliares", diz comunicado da empresa.
Iwata nasceu em 6 de dezembro de 1959 e foi nomeado presidente global da Nintendo em maio de 2002, sucedendo Hiroshi Yamauchi e se tornando o quarto CEO da companhia.
Por conta de problemas de saúde, Iwata não compareceu à E3 2015, em Los Angeles. A participação dele na conferência digital da empresa foi marcada pela presença de um boneco, dublado provavelmente pelo próprio Iwata (assista abaixo). Ele também não participou da E3 2014.


Ainda de acordo com o comunicado oficial, a empresa agora conta com dois diretores representantes: Genyo Takeda e Shigeru Miyamoto. Ainda não se sabe como ficará a organização estrutural da Nintendo a partir de agora.

Vida aos games

Satoru Iwata nasceu na cidade de Sapporo, a quarta maior cidade do Japão, e foi trabalhar no estúdio HAL Laboratory logo após se formar em ciência da computação no início da década de 1980. Foi coordenador de produção de software em 1983, e ajudou a criar os games Balloon Fight e EarthBound, além de alguns títulos da série Kirby. Muito do sucesso de Kirby pode ser atribuído a Iwata. Em 1993, ele se tornou presidente da HAL, e em 2000 ganhou o cargo de diretor dentro da Nintendo, tornando-se o presidente em 2002. No cargo, ele foi um dos responsáveis pelo lançamento de consoles como GameCube, Nintendo DS, 3DS, Wiie Wii U.
Após se tornar presidente da Nintendo em 2002, ele continuou trabalhando para a HAL, mas como consultor. Em junho de 2013 ele foi nomeado o presidente da Nintendo of America, comandando a empresa globalmente.
Iwata também trabalhou nas séries Super Mario, The Legend of Zelda e Animal Crossing. No site da Nintendo, ele participava ativamente da seção Iwata Asks, em que respondia a perguntas dos fãs. Foi também dele a ideia de deixar de fazer grandes apresentações na E3, optando por eventos digitais que atingiriam com mais precisão a audiência certa de cada título.

Boa viagem, Iwata-san. E obrigado pelos games.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »